Plano Nacional de Leitura: Projecto Livros em Casa

Pintado pela Beatriz. Desenhos elaborados pela Ariana. Estou aqui hoje a partilhar com todos vocês uma experiência que considero ser muito interessante e cujo projecto está a ser desenvolvido na Escola do 1º Ciclo, Vila, com a turma do 3º E. Esse projecto visa promover o interesse pelos livros, pelas histórias e é desenvolvido com a participação de cinco Encarregados de Educação que se disponibilizaram a preparar um capítulo cada um. A professora por seu lado desenvolve actividades paralelas de interpretação e funcionamento da Língua materna. Pude testemunhar o interesse dos alunos dessa turma quando me desloquei à sua sala para lhes ler, contar e recontar o 1º capítulo do livro "Os primos e a bruxa Cartuxa". Enquanto Encarregada de Educação , docente deste Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e também enquanto elemento da Equipa de trabalho da Biblioteca Escolar sinto que participei de um modo lúdico no conhecimento de um novo livro e motivei os presentes para a alegria que é partilhar a leitura e como ela pode desenvolver o gosto pelo estar e ser Escola. No final da minha modesta prestação pedi aos alunos para retratarem em desenho os vários momentos desse mesmo capítulo e o resultado será partilhado aqui com todos os seguidores deste Blog. Projectos como este deverão ter continuidade e devem ser dados a conhecer à comunidade escolar pois desenvolvem o gosto pela leitura, escrita e também pelo desenho e pintura, estimulando simultaneamente a concentração e autonomia. Aqui ficam mais alguns desenhos elaborados pelos alunos da Turma: Gabriela Oliveira, Cassilda Maia, Mariana Magalhães,José Miguel, Catarina Silva e Cristiana.

A importância dos computadores na Biblioteca

Os Computadores da Biblioteca são importantes para realizarmos os trabalhos pedidos pelos professores. São importantes não só para trabalharmos mas também podemos ter um pouco de divertimento. Ajuda por muitas das vezes, a passar o tempo. Eu gosto de vir à biblioteca com os meus colegas. Ana Miguel, Andreia, Igor 6ºe 2009/2010

Encontro com António Mota


No próximo dia 18 de Janeiro, o Agrupamento de Escolas de Mota promove um encontro com o escritor António Mota, um dos grandes nomes da nossa literatura infanto-juvenil.
Os alunos do 1.º ciclo de todas as escolas do Agrupamento irão privar com o escritor durante a manhã, em duas sessões: a primeira por volta das 10 horas (Escolas de Borba da Montanha, Carvalho e Moreira do Castelo) e a segunda por volta das 11h e 15m (Escolas de Agilde e de Mota). À tarde, será a vez das turmas dos 5.º e 6.º anos de escolaridade, que irão conversar com o escritor em duas sessões, a primeira agendada para as 14h e 30m e a segunda para as 15h45m. O Agrupamento de Escolas de Mota convida todos os membros da comunidade educativa a participar no encontro.

António Mota nasceu em Vilarelho, concelho de Baião, em 1957. Bom aluno na escola primária, deslumbrava-se com os livros que a carrinha da Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian regularmente lhe trazia; leitor compulsivo, ficou para sempre marcado pelo cheiro dos livros. Tendo optado por nunca abandonar o espaço onde nasceu e se fez homem, deixa transparecer na sua escrita claras marcas de ruralidade e um aprofundado conhecimento dos sonhos, das alegrias e tristezas que povoam o espírito das crianças que vivem no Portugal profundo. (Casa da Leitura)

Ano Novo, Filmes Novos!






Tenho filmes "fresquinhos", acabadinhos de chegar, trazidos pelos Reis!
Vê lá as novidades: